Da Periferia à Política: A Jornada de Empoderamento de uma Educadora Rumo à Representatividade
Em uma narrativa marcada por resiliência e determinação, Lilian, uma educadora de origem periférica de São Paulo, se prepara para dar um novo passo em sua trajetória: a pré-candidatura a um cargo político. Aos 38 anos, ela traz consigo não apenas suas experiências pessoais, mas também a voz de tantas outras mulheres que enfrentam desafios semelhantes.
“Sempre flertei com o universo político, apenas não tinha trazido para a consciência”, compartilha a educadora. Desde cedo, ela percebeu a importância de pensar no coletivo e de lutar contra as injustiças que permeiam sua realidade. Seu engajamento foi se desenvolvendo por meio de participação em grêmios estudantis, assembleias de sindicatos e parcerias partidárias.
O maior desafio enfrentado, do seu ponto de vista, é alinhar a representação de um partido ao coletivo, considerando que representantes políticos assim como todos, possuem especificidades e condição humana, como qualquer um. “Representar um partido também é representar um coletivo. E sobre o que estamos falando? A voz de quem este partido está transportando?”, reflete. Para ela, a política deve estar a serviço do bem comum, sem se corromper por interesses individuais.
O que a motiva a ocupar um espaço na política, além de sua história pessoal, marcada pela negação de oportunidades às mulheres de sua linhagem familiar, foi assistir as mazelas acometidas à tantas mulheres com quem trabalhou junto na área da Educação, ou educou os filhos durante sua trajetória como professora. “No fim, somos todas mulheres na mesma esfera, precisando umas das outras.” E conclui: “Se mulheres como eu não ocuparem espaços políticos, continuaremos a alimentar retrocessos sociais”, afirma com convicção.
Como pretende melhorar a vida das mulheres e da comunidade em geral? “Não posso fazer nada sozinha, a importância de se reconhecer como referência de um coletivo, traz consigo a responsabilidade de que liderar é CONDUZIR. Ninguém faz nada sozinho, nem nas experiências da vida, nem nas atividades políticas.”
“Minha história de vida me forjou, mas o que acontece a partir de agora é o determinante.”
Por meio de um partido comprometido com valores progressistas, como a Rede Sustentabilidade, ela enxerga a oportunidade de transportar referências para outras realidades e abrir caminho para uma representação política mais inclusiva e autêntica, principalmente pela figura de Maria Silva. “Mulher, que faz política praticando os valores dessa diversidade.”
Ocupando um espaço político , Lilian não apenas busca ocupar espaços de poder, mas também pretende transformar a realidade das mulheres e comunidades carentes, mostrando que a política pode ser um instrumento de mudança, escuta e empoderamento para todos.
Mulher em Pauta
Convidamos você a conhecer e apoiar a pré-candidatura de Lilian. Juntas, podemos construir um futuro mais justo e igualitário para todas as mulheres.
Mulher em Pauta, dando voz às mulheres que estão fazendo história.